UFSB estuda viabilidade de implantação de novo campus em Jequié
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) informou que em reunião realizada no dia 10 de junho, com os reitores das universidades federais, o presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou a criação de dez novos campi de universidades federais, entre eles o campus de Jequié que deverá ser implantado.
De acordo com a instituição, neste momento, a universidade está em fase preliminar de estudos para avaliar a criação de um quarto campus. Ao todo serão ofertadas 738 vagas em todo país.
A proposta em construção, trazida pelo Ifba através da reitora, Luzia Matos Mota e pelo diretor do Campus Jequié, Luciano Pestana, é a cessão de uma parte da área onde hoje funciona o campus do Ifba, criado em 2011.
No último dia 24 de agosto, uma comitiva da Reitoria, composta pela reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, o vice-reitor, professor Francisco José Mesquita Gomes, a pró-reitora de Administração, professora Francismary Silva, e o pró-reitor de Gestão Acadêmica, professor Francesco Lanciotti Jr, esteve em Jequié para conhecer a área ofertada para essa expansão, sendo recebida pela reitora do Ifba, professora Luzia Matos Mota, e pelo diretor do campus do Ifba de Jequié, professor Luciano Pestana.
Conforme a reitora Joana Angélica, as conversas estão em fase inicial, e uma comissão da UFSB deve ser nomeada para o levantamento de dados suficientes para formular uma proposta que será apreciada no Conselho Superior da Universidade.
Além disso, diálogos nos níveis interinstitucional e ministerial estão em andamento para avaliar a viabilidade da proposta.