Mestrado Nacional Profissional em Ensino da Física oferta 738 vagas
Com a oferta de 738 vagas em todo país, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), está com inscrições abertas para processo seletivo para ingresso no curso em 2025.
Segundo a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma das instituições que oferece o mestrado, nesta seleção há 15 vagas destinadas para a universidade. As inscrições podem ser realizadas até 24 de setembro.
Podem se inscrever professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no ensino fundamental e que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação.
Também podem participar estudantes do último período desses cursos. As inscrições devem ser feitas por meio do site do MNPEF. A taxa de inscrição custa R$ 70,00.
Há dois grupos para inscrição com pré-requisitos distintos, definidos no Edital MNPEF – SBF Nº 02/2024, disponibilizado pelo programa.
As 15 vagas destinadas ao polo 8 na Univasf são distribuídas nas seguintes modalidades: 10 para o grupo 1 e 5 para o grupo 2, com vagas reservadas para políticas de ações afirmativas e para servidores da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Univasf, conforme o Edital Complementar MNPEF-UNIVASF Nº 1/2024.
O candidato deverá optar pela participação em um dos dois grupos no ato da inscrição no processo seletivo.
A seleção acontecerá em duas etapas para ambos os grupos. Informações específicas sobre as etapas do processo seletivo para cada grupo e o cronograma completo da seleção estão disponíveis no Edital Complementar MNPEF-UNIVASF Nº 1/2024. Mais informações estão disponíveis no site do curso na Univasf.
O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física.
As aulas presenciais dos ingressantes do curso na Univasf poderão ser realizadas nas quintas e sextas-feiras, no Campus Juazeiro.
As atividades letivas da turma 2025 terão início de acordo com o calendário da Pós-Graduação da Univasf, que será divulgado posteriormente pelo site Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI).