Inscrições do concurso da Polícia Militar de Minas Gerais foram prorrogadas
A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) prorrogou as inscrições para o concurso público do Curso de Formação de Soldados (CFSd).
O processo de seleção para preenchimento das vagas está sendo acompanhado e fiscalizado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PMMG.
Ao todo, são ofertadas 3.102 vagas para ampla concorrência, sem divisão por sexo, distribuídas nas Regiões de Polícia Militar (RPM) das cidades de Belo Horizonte (1.033); Curvelo (89); Divinópolis e Bom Despacho (253); Governador Valadares (45); Ipatinga e Manhuaçu (297); Juiz de Fora/Ubá (276); Lavras (86); Montes Claros (25); Patos de Minas (42); Poços de Caldas (179); Pouso Alegre e Extrema (230); Sete Lagoas (50); Teófilo Otoni (133); Uberaba (134); Uberlândia (200) e Unaí (30).
A remuneração básica inicial ofertada para os aprovados é de R$ 4.360,83, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Inscrições
O período de inscrições para concurso do CFSd encerrou neste domingo, 1º de setembro. Com a prorrogação, quem perdeu o prazo tem até a próxima sexta-feira (6). Os interessados devem acessar site da PMMG para garantir a participação.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 101,00. O prazo para solicitar a isenção do pagamento já foi encerrada.
Seleção
O concurso do CSFd contará com 3 fases:
- Prova de conhecimentos (prova objetiva)
- Avaliações psicológicas e exames de saúde
- Avaliação Física Militar (AFM)
A prova objetiva é de caráter eliminatório/classificatório, terá valor total de 100 pontos e conterá 50 questões de múltipla escolha que contemplam as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Literatura, noções de Língua Inglesa, noções de Direito e Direitos Humanos e raciocínio lógico-matemático. É prevista de ser aplicada no dia 20 de outubro.
A convocação para a segunda fase tem como previsão, segundo o edital, dia 19 de novembro. Já as convocações para a terceira, e última, fase acontecerão nos dias 26 de maio (região metropolitana da capital do estado) e 16 de junho (interior) de 2025.
O prazo de validade do concurso será de sessenta dias, a contar da data de publicação da homologação de seu resultado, podendo ser prorrogado uma única vez de acordo com critérios dos órgãos públicos.