7 em cada 10 brasileiros dizem comprar por impulso e se arrepender depois, aponta levantamento
Segundo levantamento da Serasa, cerca de 7 em cada 10 consumidores já fizeram compras de forma não planejada e 72% se arrependeram dos produtos adquiridos em seguida.
Valéria Meirelles, Psicóloga do Dinheiro, explica que “vivemos em meio a um mundo inquieto e sob a sedução do consumo. Quando compramos algo, existe uma espécie de alívio dessa sensação, um prazer mesmo que momentâneo”.
Cenário acontece no momento que muitos brasileiros chamam de “agosto infinito” — sem nenhum feriado e com os boletos acumulados. De acordo com o estudo, 33% dos brasileiros afirmam que sua renda não é suficiente para pagar todas as despesas do mês.
Poucos são os que chegarão ao fim de agosto com alguma reserva de dinheiro e cerca de 3 em cada 10 deles têm certeza de que o dia 31 de agosto os encontrará vulneráveis financeiramente.
Aline Maciel, gerente da plataforma Limpa Nome da Serasa, diz que “com a chegada do segundo semestre, muitas famílias começam a sentir o peso das despesas acumuladas, como parcelas de compras feitas no início do ano, rematrículas escolares e preparação para as despesas de fim de ano”.
Por isso, a psicóloga diz que as compras impulsivas com o objetivo de compensar um dia ruim traz diversos riscos e consequências.
Para esticar o salário e chegar com as contas em dia até o final do mês, a Serasa, juntamente de educadora financeira Natália Cunha, compartilhas algumas dicas e desafios nesta última semana de agosto:
- Desafios dos sete dias: 7 dias sem delivery; 7 dias para rever streamings; 7 dias sem compras impulsivas; 7 dias sem saidas custosas à noite.
- Criar lista de itens essenciais;
- Silenciar aplicativos de promoções;
- Evitar lojas físicas.